quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mito japones - o Shinto




Mito japones - O shinto

descrição: O animismo foi o primeiro estádio religioso do Japão, a primeira explicação mitológica que os humanos querem dar-se dos fenômenos e poderes que se afastam da compreensão, desde o ciclo do dia e a noite até à doença e a morte, passando pela sorte dos cultivos e o gado e pelo comportamento das forças atmosféricas.Esta religião da natureza, na que o dogma nem existem diferenças entre os deuses, os humanos, os animais, as plantas e amatéria inanimada, é uma doutrina de meditação, de conhecimentoda unidade universal, que vai unida inseparavelmente à total aceitação da ordem reinante, à assunção da circunstância social e familiar.
O Shintô proclama a necessidade da pureza e a exigência da sinceridade. Apureza supõe a eliminação da contaminação pelo sangue, pela morte, pelos alimentos impuros e se consegue atras dos ritos purificadores do imi(abstinência), o misogi (banho frio) e o harai (o rito oficiado), que alcança oseu máximo nas festas semestrais do 30 de Junho e do 31 de Dezembro,nos dias do O-harae (Grande purificação). O Shin(Shin, deuses; ,caminho = caminho de deuses) foi colhido numa colão de textos(shinten); finalmente no culo VII, numa versão depurada que se transmitiu oralmente até princípios do VIII, quando a imperatriz Gemmyofez com que Yasumaro recolhesse da memória de Hieda o contdo do relato e o escrevesse, dando ao conjunto o nome de Kojiki (Crônica dostempos antigos) em três livros, mais uma história nacional, o Nihongi, ou Nihom Shoki (Cnica do Japão). Esta doutrina sintsta renovada, por propugnar a obediência à ordem, ao imperador, terminou por ser a doutrina oficial e a inimiga do budismo no período de recuperação da autoridade imperial, de 1868 a 1872, passando depois a ser uma instituição à qual se deve uma observação e um respeito mais nacionalista do que religioso.
 O Mito:Shintô proclama a necessidade da pureza e a exigência da sinceridade. Apureza supõe a eliminação da contaminação pelo sangue, pela morte, pelos alimentos impuros e se consegue atras dos ritos purificadores do imi(abstinência), o misogi (banho frio) e o harai (o rito oficiado), que alcança o seu máximo nas festas semestrais do 30 de Junho e do 31 de Dezembro,nos dias do O-harae (Grande purificação). O Shin(Shin, deuses; ,caminho = caminho de deuses) foi colhido numa colão de textos(shinten); finalmente no culo VII, numa versão depurada que se transmitiu oralmente até princípios do VIII, quando a imperatriz Gemmyofez com que Yasumaro recolhesse da memória de Hieda o contdo dorelato e o escrevesse, dando ao conjunto o nome de Kojiki (Crônica dos tempos antigos) em três livros, mais uma história nacional, o Nihongi, ou Nihom Shoki (Cnica do Japão). Esta doutrina sintsta renovada, por propugnar a obediência à ordem, ao imperador, terminou por ser a doutrina oficial e a inimiga do budismo no período de recuperação da autoridade imperial, de 1868 a 1872, passando depois a ser uma instituição à qual se deve uma observação e um respeito mais nacionalista do que religioso.

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